No dia 06 de Outubro de 2015, foi feita uma visita a empresa Adubos Paranaíba. Nesta postagem será relatado um pouco da visita.
Atualmente, devido à crise econômica, a produção de fertilizantes da empresa Adubos Paranaíba está abaixo do esperado com relação aos anos anteriores. Isso está ocorrendo devido a alta do dólar que reflete diretamente no preço das matérias-primas. Observamos que a empresa possui uma capacidade de armazenamento de 3.000 toneladas, porém o local que é armazenado estava completamente vazio, e isso podemos observar nas imagens abaixo:
![]() |
Enchendo o local de armazenamento. |
![]() |
Enchendo o local de armazenamento. |
![]() |
Dentro do local de armazenamento. Altura de 9 metros. |
Há também laboratórios, em que realizam análises dos fertilizantes produzidos, para que os mesmos estejam dentro das exigências das leis. São realizadas análises físicas e químicas dos fertilizantes.
As matérias-primas utilizadas são diversas, como: nitrato de amônio, sulfato de amônio, cloreto de potássio, entre outras. Eles armazenam a matéria-prima em um barracão com divisórias e identificação. Com relação as condições de segurança, contam com uma empresa terceirizada, há brigada de incêndio e equipe responsável pelo mesmo.
As etapas de produção constam em: a partir de uma fórmula separar a matéria-prima; montam uma lista de atividade que é direcionada ao controlador; as matérias-primas são encaminhadas as misturadoras que vão elaborar a fórmula desejada. Os polímeros são misturas aditivas com corantes para indicar que foi tratado.
Eu gostaria de agradecer à atenção do Domingos, que nos acompanhou e se mostrou disposto a ajudar sempre que preciso. A visita foi maravilhosa e o conhecimento adquirido é imensurável!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário